POLÉMICA

polemica

Nada é mais saboroso que um bom tema, de preferência bem polémico para atiçar os ânimos e fazer ferver o sangue. As discussões dos mais variados temas trazem-nos sempre pontos de vista distintos, formas de viver diferentes e idealismos que podem ou não corresponder aos nossos. Quando não correspondem temos… discussão.

Ao longo da nossa vida o acumular de saber e as experiencias moldam a nossa visão das coisas e é por esse motivo que há e haverá sempre pessoas com pensamentos diferentes. Em regra os mais jovens são a favor da mudança, de um caminho liberal e de ideais mais excêntricos, e os mais vividos são mais conservadores, déspotas da sua experiencia e de ideais adquiridos no seu percurso de vida.

Direitos humanos, Aborto, Pena de Morte, Religião, Guerra, Sociedade, Arte, Política… São alguns exemplos de temas que dão pano para mangas e que nos deixariam a discutir interminavelmente até que um lado se fartasse e desistisse, porque no final a conclusão é que cada um tem uma opinião e nada resolve essa rixa.

Mas calma. Não devemos ser pacifistas ao ponto de nada fazer. O nosso ponto de vista sobre seja o que for deve ser divulgado, falado, repensado e discutido até à exaustão, pois só dessa forma conseguiremos incrementar mais e melhor matéria chegando à melhor síntese possível. E mesmo depois dessa síntese os temas devem ser debatidos de quando em vez, actualizando o assunto.

Por esse motivo é que tudo se torna cíclico e de tempos em tempos vemos os mesmos temas, as mesmas conversas, as mesmas polémicas… determinando-se qual o caminho a seguir nessa altura. Pois os caminhos escolhem-se no momento e não por previsão ou adivinhação.

Sem mudanças não temos evolução e sema polémica não é possível a mudança, pois jamais haverá unanimidade seja em que tema for e portanto alguém tem de decidir, de ser controverso e ficar na história pela sua audácia.

A polémica é a mãe do progresso!

Deixe um comentário